Sistema de Ranking oficial CRCA

Sistema de Graduações

Na C.R.C.A. Wing Chun nós temos um sistema de graduações na seguinte descrição:

  • Cinto Azul
  • Cinto Amarelo
  • Cinto Vermelho
  • Cinto Verde
  • Cinto Castanho
  • Cinto Preto I
  • Cinto Preto II
  • Cinto preto III

Os membros da C.R.C.A receberão lições de instrução, documentos e vídeos para se prepararem para estes testes. Podes receber mais detalhes junto do teu Instrutor.

Cinto Azul

Podes estar a pensar o porquê de começarmos pelo cinto azul e não pelo branco ou amarelo tal como em outras Artes Marciais. Quando o fundador da C.R.C.A. “Seef” Randy Williams criou o sistema de graduações na década de 80, só havia representação C.R.C.A. nos Estados Unidos. Nos dias de hoje temos representação no mundo inteiro. O cinto azul significa “Tiraste a especialidade do básico – podes visitar outros países, visitar outros representantes C.R.C.A., e treinar com eles sem abrandar a aula.”

Hoje significa algo mais – “ O básico, que está incluído no primeiro teste, são as fundições de todo o teu future Wing Chun”. Se realmente te especializaste neste teste, o teu Wing Chun estará afiado – irá resultar para ti em situações de defesa pessoal e quando ensinares os teus novos “irmãos e irmãs”.

Cinto Amarelo
Este teste é acerca da primeira forma, Siu Leem Tau (SLT) – “Uma pequena ideia”.  É chada assim porque inclui 108 movimentos – 108 “pequenas ideias”, as sementes onde o resto do teu Wing Chun irá crescer. A Forma Siu Leem Tau inclui ideias como Hay Goang – respiração Chi, energia emprestada, posicionamento, referência, energia Yin/Yang, tempo de reação, energia de choque, movimentos multidirecionais e a teoria da linha central. O aluno irá também aprender a terminologia e centenas de aplicações para combate.
O teste é dividido em 3 partes, cada um com 36 perguntas.

Cinto Vermelho
Este teste é sobre a segunda forma, Chum Kiu (CK) – “Procurar pela Ponte”. Chama-se desta forma porque o aluno está agora a procurar pelo contato da “Ponte” para ter vantagem sobre o oponente. Quando nós na C.R.C.A. Wing Chun falamos sobre a “Ponte”, estamos a referir-nos ao antebraço. A Forma Chum Kiu inclui ideias como mobilidade no trabalho de pés, unidade corporal, energia do foco dos olhos, afundar a ponte e teoria da linha horizontal. O aluno irá também aprender a terminologia e centenas de aplicações de combate.
O teste é dividido em 3 partes, cada com 36 perguntas.

 

Cinto Verde
Este teste é sobre os primeiros 60 movimentos da forma do boneco – Mook Yan Joang (MYJ) Fot Yut Ling Bot. Mook significa “Madeira”, Yan significa “homem” ou “pessoa”, Joang significa “poste”, Fot significa “técnica” Ling significa “centena” e Bot significa “oito”. Portanto nós traduzimos como “ As 108 técnicas do boneco de Madeira”. Os primeiros 60 movimentos da forma do boneco incluem bastantes técnicas a SLT e CK. Esta será a primeira vez que o aluno aplica as técnicas numa forma – na SLT e CK toos os movimentos são efetuados sem contato. Na forma do MYJ todos os movimentos têm contato. O aluno irá notar que a estrutura da técnica aplicada como o Pock Sau (mão que desvia), Kau Sau (mão em gancho), Huen Sau (mão que circula) e muitos mais que são diferentes para o fazer da SLT e CK. Isto relata ao fato e nas duas primeiras formas não existir “contato de Ponte”.

O aluno irá ser testado por questões como “ porque são os buracos quadrados?” e irá trabalhar na ideia do Teet Kiu Sau – “Antebraço de Ferro”. Com o tempo os braços do aluno se tornarão mais fortes e mais duros.
O teste é dividido em 3 partes em que cada tem 36 questões.

Cinto Castanho
Este teste é sobre a Terceira forma de mãos vazias, Biu Jee (BJ) – “Atirar/Projetar os dedos”. O aluno irá aprender como aplicar o agarrar da carne e estrangulamentos. Ele irá aprender técnicas para luta de chão, defesas de emergência, projetar os dedos (Biu Jee Sau) e ataques adicionais como Foong Ngon Kuen – “Soco do olho da Fénix” e Gyeung Jee Kuen – “Punho Gengibre”. Ele irá aprender centenas de aplicações de combate. O aluno irá aprender a terminologia e a sua tradução.
O teste é dividido em 3 partes cada um com 36 questões.

Cinto preto I
Este teste é sobre os últimos 48 movimentos da forma do boneco, que inclui muitas técnicas da BJ. O aluno irá aprender como construir o seu próprio boneco de Madeira. O aluno irá também aprender como aplicar exercícios diferentes no boneco como Chee Sau – mãos coladas, Gahng Gyeuk – O exercício de fortalecimento de pernas, Lop Sau – O exercício de armadilha e reação, e muito mais. O teste terá 108 questões. O aluno irá aprender a terminologia Chinesa e a sua tradução tal como o exercício da “Palma de Ferro”.

Cinto Preto II
Este teste é sobre a Look Deem Boon Gwun (LDBG) – “A forma dos 6 ½ pontos do bastão”. O aluno irá aprender como executar a forma LDBG – 72 movimentos e ambas as direções (começando com o final do bastão comprido na mão direita e depois de terminar a forma, troca de mãos e faz de novo toda a forma outra vez mas agora com o final do bastão longo na mão esquerda). Ele irá também aprender a linhagem da forma do bastão.

O aluno irá aprender a lutar com o bastão e também a “tradução” do bastão – como usar as ideias e as técnicas do bastão mãos vazias. Uma das vantagens de treinar com o bastão é o peso adicional com que o aluno tem de lidar. Dá-lhe mais força e velocidade na sua técnica de mãos.

 

Cinto preto III

Este teste é sobre a Bot Jom Doh (BJD) – A forma dos “8 Cortes das Facas”. O aluno irá aprender a realizar os 108 movimentos da forma – incluindo a terminologia chinesa e suas aplicações. O aluno irá aprender donde veio o nome da forma e como usar cada um dos “8 pontos” da faca. Ele irá aprender também a linhagem das facas.

Como o bastão, a vantagem do treino com as facas é o peso adicional com que o aluno tem de lidar. Isto dá ao aluno mais força e velocidade nas técnicas de mãos vazias.

O aluno irá aprender como pintar caracteres Chineses, tal como os nomes de todas as formas.
Tem também uma parte física para fazer o  teste para Cinto Preto III. Exercícios como cada uma das formas 108 vezes e os 1024 pontapés para ter a certeza que o aluno está em boa forma física.

Nota: Depois de “terminar” o sistema podes tornar-te Cinto preto IV e superior se conseguires com que alguém seja Cinto Preto III, IV, etc.